A escolha profissional | Liceu Botucatu - Anglo

A escolha profissional

O que você vai ser quando crescer?

Talvez esse seja o primeiro contato que tivemos com o dilema da escolha profissional, quando ainda éramos crianças e algum adulto nos fez esse questionamento.

Quando crianças, buscamos exemplos profissionais com base na personalidade, uma vez que o sucesso financeiro e reconhecimento social não eram fatores relevantes na infância. Por isso, nossas referências são: bombeiros, astronautas, professoras, veterinárias, cientistas etc. Já quando adultos, nossas escolhas passam a ser influenciadas pelo ambiente social e o sucesso financeiro começa a ser importante. A partir desse ponto, nossas opções sofrem drásticas mudanças.

Todos nascemos com dons, que são habilidades naturais dadas pelas nossas condições genéticas. Assim também, todos podemos desenvolver habilidades pelos nossos esforços. Dessa forma, podemos tanto escolher nossa profissão com base em nossos dons naturais quanto em nossas habilidades adquiridas ao longo da nossa formação. Então não há certo ou errado na escolha profissional?

De maneira geral, não há certo ou errado. Contudo, uma escolha sensata poupará tempo e desgaste emocional. Uma pessoa que que ignora seus dons naturais para buscar o sucesso financeiro em outra área que não possui vocação, poderá estar fadada a alcançar seu objetivo, mas pagar o preço de trabalhar apenas por dinheiro. Enquanto que uma pessoa que consegue unir seus dons com seu sucesso profissional, corre o grande risco do seu trabalho ser também sua diversão.

Mas como disse, não há certo ou errado nessa escolha. A beleza do ser humano está na sua diversidade, com suas qualidades e defeitos. Seja qual for o critério utilizado para a escolha da sua profissão, a dedicação e os valores que atribuímos depende de cada um.

E o que você vai ser quando crescer? Seja feliz!

Autor – Prof. Fernando Yuldi Ashikaga