A importância da Literatura na formação do ser humano | Liceu Botucatu - Anglo

A importância da Literatura na formação do ser humano

Autora : Professora Lucimara

Se você está lendo esse texto e, principalmente, compreendendo o que ele pretende dizer, em suas linhas e entrelinhas, “culpe” a literatura.

O escritor e poeta Jorge Luis Borges diz que “a literatura existe através da linguagem, ou melhor, apesar da linguagem” e é com essa frase que reforçamos a função da literatura como qualquer outra arte: quando nos apropriamos dela, nos tornamos mais humanos e passamos a ver o mundo de forma global, ou seja, interpretamos melhor a vida. A literatura nos faz compreender a complexidade de nossa própria existência e não nos deixa banalizá-la, pois ajuda a nunca mais enxergar o mundo de forma inédita, tudo se relaciona e se explica. Tudo faz mais sentido a partir da compreensão literária e, por consequência, a interpretação da vida se torna mais ampla, plural e rica!

A literatura é a arte de se emocionar através das palavras. Palavras estas que são retiradas de seu lugar comum e transpostas em outras realidades subjetivas à mente humana. É a arte que nos permite fugir da realidade, nem que seja por alguns minutos, para amenizar a dor de existir. Parafraseando o maranhense Ferreira Gullar: a literatura existe porque a vida não basta!

Uma vez conscientes da importância artística da literatura para a formação cidadã, não a desenvolver em sala de aula é negar aos alunos a descoberta da sua própria subjetividade e sentenciá-los a uma vida mecanizada e engessada. Diante disso, o professor de Língua Portuguesa (Literatura) desenvolve a interação com as dimensões da vida humana e, através da literatura, versa com todas as disciplinas e as coloca em sintonia e perspectiva, pois evita a fragmentação entre o mundo real e o subjetivo intelectual.

O aluno que se apropria da literatura dá valor ao que lê, é mais inteligente, compreende melhor o mundo, as pessoas e as relações humanas. Nessa perspectiva, a literatura envolve o pensamento crítico e a reflexão. Trabalhar textos poéticos e romances propicia diversos benefícios como o desenvolvimento da escrita, melhora nas relações humanas com a própria compreensão das emoções e fortalecimento da criatividade.

O ensino de literatura proporciona ao aluno estar no mundo atual e ao mesmo tempo conhecer o processo civilizatório, viajar na história, apropriar-se de conceitos universais, entender a importância da cultura e da transmissão de valores através dos séculos. Dentro dos livros, viajamos e entendemos a vida! Sabemos como viveram nossos antepassados e como chegamos aos dias atuais, entendemos o passado e nos tornamos pessoas melhores para o futuro!

Diante disso, devemos motivar nossos alunos a lerem sempre, a gostarem de literatura sim! Com certeza, terão um repertório maravilhoso para falar, escrever, se comunicar, dialogar com os outros, entender melhor a vida e estar muito mais preparado para enfrentar diversas situações!