ESTAR PRONTO PARA AS MUDANÇAS SIGNIFICA COMPREENDER QUE A MUDANÇA É, PROPRIAMENTE, O NOVO JOGO! | Liceu Botucatu - Anglo

Imagine que você esteja aprendendo um jogo. Depois de alguns ensaios e erros, parece que você, finalmente, entendeu o processo. Mas, nesse momento, alguém avisa que algumas regras mudaram. E você estará, novamente, diante de uma situação de aprendizagem.
Bem, ficará tanto mais fácil quanto mais domínio você tiver dos pontos chave, aqueles que serão as bases do novo formato.

A analogia vale para as mudanças do momento que vivemos. Uma das principais habilidades dos indivíduos contemporâneos é estar pronto para as mudanças, ou melhor, estar pronto para continuar sua vida, seus estudos, seus planos apesar das mudanças. Os que hoje são adultos vivem esse desafio cotidianamente e, sem dúvida, precisam de
um esforço extra para assimilar novos processos.

Já os atuais estudantes estão se desenvolvendo a partir de um novo olhar. A meta é dar-lhes condições de resgatar seus conhecimentos e informações sempre que estiverem frente a frente com a nova regra do jogo: o imprevisto, o inédito.

Essa visão é fundamental porque você, certamente, já deve ter ouvido que nem sequer sabemos quais serão as profissões do futuro, como serão os formatos de trabalho ou, ainda, como a tecnologia vai participar da vida humana.

Portanto, estar pronto para as mudanças significa compreender que a própria mudança é o novo jogo! Um jogo no qual se aprende fazendo.

Estar pronto para a mudança é não atribuir a ela o insucesso, mas, antes, é ter as condições básicas para abraçá-la e seguir em frente.

Essa é a educação sólida na qual nossa escola acredita e está alicerçada.
Essa é a educação que fazemos acontecer todos os dias, nos detalhes, nas ações sutis, nas propostas de aprendizagem, enfim, em todos os momentos do cotidiano.

Quanto mais compreensão os responsáveis tiverem sobre todo o processo, mais produtiva e eficiente será a educação de suas crianças e jovens.

Pode não ser simples entender algo que parece tão abstrato. Mas é al que entra em cena
a tão valorizada parceria entre a escola e a familia, na qual as dúvidas, os questionamentos, a escuta e as trocas explicam as regras do jogo.
E quando todos entendem as regras, todos saem ganhando, não é verdade?

Um abraço, ótima semana e até a próxima.