Blog >

PRECISAMOS REINVENTAR PALAVRAS E ATÉ SENTIMENTOS QUE RENOVEM E RESGATEM UMA DAS MELHORES FACES DA HUMANIDADE

PRECISAMOS REINVENTAR PALAVRAS E ATÉ SENTIMENTOS QUE RENOVEM E RESGATEM UMA DAS MELHORES FACES DA HUMANIDADE

A ESPERANÇA!

A etimologia, estudo da origem e da evolução das palavras, aponta o significado que recupera o sentido original, que, não raramente, se perdeu nos usos e desusos da linguagem ao longo da história. Companheiro, por exemplo, é aquele com quem se come o pão em seu sentido original.

Assim acontece com a palavra SOLIDARIEDADE, que advém de “sólido e consistente” (solidus, em latim), e também com a palavra COOPERAÇÃO (sinônimo de colaboração), que significa trabalhar juntamente com outro, co-laborar.

Existe uma sutil diferença entre solidariedade e cooperação, ainda que ambas possam se confundir. Para que uma atividade de voluntariado social ganhe o adjetivo de solidária, ela precisa ter algo além da mera doação de um item ou de um beneficio de curto prazo, ou seja, precisa objetivar a consolidação de um ideal maior.

Estamos diante de dificuldades sem precedentes. É exatamente nesses momentos que mais necessitamos da solidariedade, pois o bem-estar de um passa, necessariamente, pelo bem-estar do outro e vice-versa. Essa “virada de chave” se dá quando nos percebemos como parte de uma coletividade.

Precisamos abraçar os grandes desafios globais, pois, mesmo que pareçam distantes, também são nossos. Da mesma forma, precisamos nos envolver com as causas que habitam a mesma casa, o mesmo trabalho, a mesma escola e assim por diante.

Nesse sentido, ser solidário é mais do que cooperar ajudando em uma ou outra tarefa. É fazer parte, é saber que a nossa ação pode determinar a prosperidade e o sucesso de todos aqueles com os quais compartilhamos nossa trajetória de vida e, portanto, nossa própria felicidade.

Ser solidário é experimentar o gratificante exercício da reciprocidade.

Que a verdadeira solidariedade invada nossa mente e nosso coração!

Muita saúde e energia a todos e até a próxima semana.