Você conhece a importância da Educação Física escolar ? | Liceu Botucatu - Anglo

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u496592290/domains/liceubotucatu.com.br/public_html/wp-content/themes/liceu/single.php on line 8

Warning: Attempt to read property "name" on null in /home/u496592290/domains/liceubotucatu.com.br/public_html/wp-content/themes/liceu/single.php on line 8

Blog >

Você conhece a importância da Educação Física escolar ?

Autor: Professor Marco Aurelio Rodelli

Por muitos anos, a educação física na escola era tida como uma tarefa dispensável. Mas a busca por mais saúde e qualidade de vida está virando esse jogo.

Vista por muito tempo como algo dispensável ou de menor importância, hoje a Educação Física na escola é vista como fator determinante para garantir um estilo de vida saudável.

Afinal, quando o aluno é estimulado desde cedo a fazer atividades físicas regulares, isso aumenta suas chances de manter-se dentro de uma faixa de peso saudável. O hábito também pode ajudar a garantir mais saúde cardiovascular e a desenvolver a força muscular.

Além disso, a educação física na escola também tem impactos positivos para o desenvolvimento psicossocial: através dela, os alunos desenvolvem a confiança, aprendem a trabalhar em grupo e criam habilidades interpessoais – valores que são essenciais em suas vidas, dentro e fora da escola.

Educação Física na escola

As atividades pedagógicas propostas faz com que os alunos desenvolvam uma ampla gama de habilidades e a capacidade de usar táticas, estratégias e ideias para desempenhar com sucesso tarefas decisivas ao longo de suas vidas.

Quando os alunos estão praticando a educação física na escola, estão envolvidos na atividade, pensando no que estão fazendo, analisando a situação e tomando decisões. Eles também refletem sobre o desempenho deles e dos outros, o que os faz buscar e encontrar maneiras de melhorar as performances de todos.

Como resultado, os alunos  desenvolvem a confiança necessária para participar de diferentes atividades físicas e aprender sobre o valor de manter um estilo de vida ativo e saudável ao longo de toda a vida.

Indo além do aspecto físico da prática

É importante ressaltar que fazer educação física na escola ajuda os alunos a se desenvolverem pessoal e socialmente. Eles trabalham como indivíduos, em times ou equipes, desenvolvendo conceitos de justiça, além de responsabilidade pessoal e social.

Os mesmos também assumem diferentes papéis – como liderança, treinamento e arbitragem. Através do leque de experiências que a educação física oferece, eles aprendem a ser eficazes em situações competitivas, criativas e desafiadoras.

Dessa forma, a educação física ajuda a:

Incentivar um estilo de vida saudável e ativo entre os alunos e até entre a equipe escolar;

Nutrir o espírito esportivo em todos os aspectos da competição;

Ampliar a experiência e o prazer esportivo em cada aluno;

Ajudar os alunos a atingir seu potencial físico em uma variedade de ambientes esportivos.